sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Ansiedade

Ansiedade é um estado caracterizado pelo medo, apreensão, mal-estar, desconforto, insegurança, estranheza do ambiente ou de si mesmo e muito freqüentemente a que algo desagradável pode acontecer. A ansiedade também vem acompanhada de sinais somáticos, como sensação de falta de ar, respiração curta, aperto no peito, ondas de calor, calafrios, formigamento, tremores, náusea e etc.
A ansiedade pode ser causada pela fragilização da estrutura emocional,como também pode ter relação com o uso de medicamentos como: anticolinérgicos, antipsicotrópicos em doses altas, estimulantes, hormônios e antidepressivos no início do tratamento.
Quando a ansiedade é extremada se torna patológica, causando sérios problamas no convívio social.


Diagnóstico

Um histórico médico e exame físico são essenciais para o diagnóstico inicial de qualquer desordem de ansiedade, a fim de excluir qualquer outra condição médica significativa e tratável que poderia estar causando os sintomas, assim como um histórico familiar de ansiedade, ou outra doença psiquiátrica.

Tratamento

Os sintomas agudos de ansiedade geralmente são controlados com agentes ansiolíticos como os benzodiazepínicos.
Todos os benzodiazepínicos causam dependência física, e o uso extensivo deve ser cuidadosamente monitorado por um médico, de preferência um psiquiatra.
Juntamente com os medicamentos a terapia cognitiva e de comportamento são as formas de psicoterapia mais eficientes para tratar a ansiedade. Exercícios e outras atividades físicas também são bons para aliviar o estresse causado por ela.
Se a ansiedade for bem assistida e tratada a pessoa terá uma vida saúdavel.



Por Isabela R. Guimarães.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA GRAEFF, Frederico G. Transtornos de ansiedade. 1ªed. Atheneu, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário