segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O que é Psicologia?

O nome Psicologia vem do grego psykhê: alma e logos: estudo,é a Ciência do Comportamento, compreendida esta em seu sentido mais amplo,não apenas como reações externas, mas também como atividades do consciente e do inconsciente, em um plano indiretamente observável.
Surgiu da Filosofia, no momento em que Platão e Aristóteles se viam às voltas com muitos dos problemas que ocupam hoje os Psicólogos. O estabelecimento formal enquanto ciência deu-se em 1879, em Leipzig na Alemanha, com o laboratório de Psicologia Experimental de Wundt.
A Psicologia estuda todos os aspectos do funcionamento interno da mente, como a memória, os sentimentos, o pensamento e a percepção, bem como de funções de relação, como o comportamento e a fala. Estuda também a inteligência, a aprendizagem e o desenvolvimento da personalidade. Alguns dos métodos utilizados em Psicologia são a observação, a recolha de histórias pessoais e a utilização de instrumentos de avaliação de funções cognitivas, como a inteligência e a personalidade.
O profissional da área de Psicologia requer uma linha de pensamento a ser seguida antes de tudo, essa “linha” é uma identificação do profissional com a escola estudada, assim como seu empenho na “linha” em questão, são elas diversas abordagens encontradas na Psicologia. Algumas das quais: abordagem centrada na pessoa, gestalt, psicodrama, psicanálise, comportamental, análise transacional, psicologia transpessoal, entre outras.
Assim, a Psicologia hoje, pode contribuir em várias áreas de conhecimento, possibilitando cada área uma gama infinita de descobertas sobre o homem e seu comportamento, ou sobre o homem e suas relações. O psicólogo pode atuar na área experimental, neurociências, ambiental, clínica, da saúde, do esporte, de grupos, trabalho, econômica, educacional, forense, hospitalar, social, sexológica, entre outras.

Isabela Rocha e Aline Kumakura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário