quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Psicanálise.

A psicanálise surgiu na década de 1890, por Sigmund Freud, médico interessado em achar um tratamento efetivo para pacientes com sintomas neuróticos ou hestéricos .
Através de conversas com seus pacientes, Freud acreditava que seus problemas surgiam da inaceitação cultural, sendo assim reprimidos seus desejos inconscientes e fantasias de natureza sexual. O método básico da Psicanálise é a interpretação da transferência e da resistência através da livre associação.

Desde Freud, a Psicanálise se desenvolveu de muitas maneiras, e diversas dissidências da matriz freudiana foram sendo verificadas ao longo do século XX.
As principais dissensões que passou o criador da psicanálise foram Jung e Alfred Adler, que participavam da expansão da psicanálise. Outras dissidências importantes foram Otto Rank, Erich Fromm.

No entanto, a partir da teoria psicanalítica de Freud, fundou-se uma tradição de pesquisas envolvendo a psicoterapia, o inconsciente e o desenvolvimento da práxis clínica, com uma abordagem psicológica.

Desenvolvimentos como a psicoterapia humanista/existencial dentre outras terapias existentes, foram, também, influenciadas pela tradição psicanalítica, embora tenham atribuído uma visão particular para os conteúdos da psicologia clínica.
Atualmente, a Psicanálise não se restringe à prática e tem uma amplitude maior de pesquisa, centrada em outros temas e cenários, desenvolvendo-se como uma ciência psicológica autônoma.

Por Isabela R. Guimarães.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FADIMAN, James e FRAGER, Robert. Personalidade e Crescimento Pessoal. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed,2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário