terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A educação!

Com base nas idéias de Paulo Freire, podemos perceber o quão é importante seu papel na educação.
Para ele a concepção do conhecimento não pode surgir como uma forma de doação que o educador faz para o educando, mas sim, um processo que se realiza no contato do homem com o mundo vivenciado, o qual está sempre em movimento e em transformação contínua. Baseada na concepção de homem e de mundo, estabelecendo-se a relação dialógica. O diálogo é uma troca, os homens se educam mutuamente pelo intermédio do mundo. Desse processo, surge um conhecimento crítico, porque foi obtido de uma forma reflexiva, é um ato constante de revelar a realidade, posicionando-se nela. Dessa forma os homens se descobrem como seres históricos.
Paulo Freire diz que educar é construir, é libertar o homem do determinismo, passando a reconhecer o papel da História e onde a questão da identidade cultural, tanto em sua dimensão individual, como em relação à classe dos educandos é essencial à prática pedagógica proposta. Sem respeitar essa identidade, sem autonomia, sem levar em conta as experiências vividas pelos educandos antes de chegar à escola, o processo será inoperante, somente palavras sem significação real.
A educação problematizadora responde à essência do ser e de sua consciência, que é a intencionalidade. A intencionalidade está na capacidade de admirar o mundo, ao mesmo tempo desprendendo-se dele, nele desmistifica, problematiza e critica a realidade admirada, gerando a percepção daquilo que é inédito e viável.
O mundo é passível de transformação e a consciência crítica liga-se ao mundo da cultura e não da natureza. O educando deve primeiro descobrir-se como um construtor desse mundo da cultura.
Essa concepção distingue natureza de cultura, entendendo a cultura como o acrescentamento que o homem faz ao mundo, ou como o resultado do seu trabalho, do seu esforço criador.
Procura-se superar a dicotomia entre teoria e prática, para ele "não se pode separar a prática da teoria, autoridade de liberdade, ignorância de saber, respeito ao professor de respeito aos alunos, ensinar de aprender".
A viúva de Paulo Freire defende que seu marido contribuiu para a luta contra a premissa de miserabilizar os mais pobres e mais miseráveis em favor da ética do mercado, Freire ficou conhecido mundialmente como um educador popular, o criador de um método que, em 40 horas, alfabetizava e conscientizava ao mesmo tempo. Apesar de todo o envolvimento com as classes populares desde suas primeiras experiências educativas, escreveu textos que demonstravam sua preocupação com a educação em geral. Nesses momentos, questionou o elitismo do ensino vigente, seus métodos e princípios pedagógicos, por não corresponderem ao processo de desenvolvimento industrial e de construção da democracia.
Freire se envolveu com as principais questões da intelectualidade brasileira: como instituir a democracia e promover o desenvolvimento econômico do país. Para os educadores vinculados ao Movimento em Defesa da Escola Pública e os Movimentos de Educação e Cultura Popular, a questão que se enfatizava era o argumento de que a educação era importante para as transformações necessárias, discutia-se qual era a educação e quais os métodos adequados às necessidades.
Outra característica de Paulo Freire é que suas idéias são semelhantes as de Vigotski, embora em épocas e contextos diferentes. A principal diferença entre os dois é que enquanto Vigotski se preocupa com o desenvolvimento psicológico do sujeito, Freire se volta aos aspectos pedagógicos, à educação. A educação é uma prática social que tem como fim promover o desenvolvimento humano.
O que mais aproxima suas idéias é a concepção do homem como sujeito histórico-cultural. Vigotski acredita que o homem só se constitui mediado pela história e não deve ser deslocado de seu contexto para ser estudado. Para Freire, o homem se encontra inserido em uma realidade social que deve ser utilizada como ponto de partida para a sua compreensão, o homem deve ser compreendido como uma totalidade e não como um sujeito isolado, em que pensar e agir criticamente a realidade na busca de transformá-la, faz parte da sua natureza. O homem só se humaniza na medida em que se apropria da cultura.
Outro ponto em comum de seus pensamentos é que tanto Freire quanto Vigotski acreditam que é na interação, nas relações sociais que os sujeitos se constituem e produzem conhecimento. Para reconhecer a si mesmo, o sujeito precisa estabelecer relações com outros.
Comparando os dois, fica claro que o trabalho do professor deve ser visto de forma ampla e completa, com todas as influências que o cercam, tanto Vigotski quanto Freire falam sobre essas influências. De como o meio é fundamental para a constituição do sujeito, ao mesmo tempo em que esse sujeito também constitui o meio.
Ambos possuem o mesmo objeto de estudo, a autonomia, se preocuparam com a
forma como os indivíduos são formados, ao mesmo tempo, constituem a cultura, o conhecimento e a sociedade.
Segundo a revista veja a qual foi feita uma critica pela mulher de Paulo Freire, no Brasil o ensino é péssimo, a formação não prepara para a realidade do mundo atual, sem contar na falta de participação dos pais que deveriam não só incentivar, como mostrar interesse na escola e em como se desenvolve a aprendizagem de seus filhos.
Para ocorrer uma transformação é preciso acontecer um inconformismo radical para isso os pais, alunos e professores devem perceber que a escola devolve a sociedade indivíduos despreparados e incapazes.
Atualmente muitos professores tentam colocar para os estudantes uma visão esquerdista, eles estão mais preocupados com a doutrina esquerdista do que com o ensino em si.
Estes atribuem a escola à função de formar cidadãos a frente de ensinar a matéria, não deixa de ser uma boa postura, porém o mundo mudou e assim os jovens não têm condições de enfrentar a realidade após saírem da escola.
Isso também se deve a falta de preparo e especialização desses educadores, por isso nessas situações, acabam usando os discursos esquerdistas como bengala.
Assim a escola perde seu principal atributo que é ensinar a pensar, porque alguns professores deixam de ser críticos e idolatram personagens que na verdade deveriam ser vistos com uma abordagem mais critica, um deles é Paulo Freire, que é a principal indignação de sua viúva Ana Maria Freire.
Diante do ponto de vista de ambos os lados podemos ver que os principais enfoques das escolas e educadores é ensinar as matérias, estando preparados, especializados, com infraestrutura e remuneração adequadas, ter um discurso politicamente neutro, formando assim cidadãos capazes de formar suas próprias idéias de forma crítica.

Aline Kumakura e Isabela Rocha.

Texto produzido para a Disciplina de Psicologia do Desenvolvimento Humano e Processos de Aprendizagem. Docente Claúdia Bolela Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário